AENAI - Associação de Engenheiros e Arquitetos de Itajubá AENAI - Associação de Engenheiros e Arquitetos de Itajubá
PROFISSIONAIS ASSOCIADOS:
Valorização Profissional
VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Engenheiros e arquitetos são, na verdade, uma família tecnológica e, dentro dessa família, representam uma plataforma organizada da sociedade.

Eles são profissionais comprometidos com o progresso e melhoria da qualidade de vida da comunidade, utilizando sempre a criatividade, liderança, inovação, raciocínio analítico e espírito de cidadania.
O ENGENHEIRO O ARQUITETO

A engenharia está presente na vida do homem desde os primórdios da civilização humana.

No antigo Egito as famosas pirâmides de Gizé foram construídas métodos e cálculos típicos da engenharia civil. À Medida que o mundo desenvolvia mais o homem se via às voltas com a necessidade de estudar a natureza, conhecer seus segredos, buscar meios de colocar a energia a serviço do bem estar da coletividade.

Tomando como instrumento básico à física e a matemática, a engenharia, em todas as suas modalidades, evoluiu ao longo da história, incorporando novas técnicas e novos conhecimento.

Não há nenhum campo da atividade humana em que o engenheiro não esteja presente através do seu trabalho.

Desde a construção de imensas barragens para aproveitar a energia dos rios, até hospitais com seus equipamentos sofisticados, desde os locais ermos e longínquos que se comunicam através da telemática, até o fundo do oceano onde se retira o petróleo que movimenta os meios de transporte, o engenheiro exerce sempre um papel fundamental no desenvolvimento e progresso de toda a humanidade.

A complexidade do mundo moderno, marcado pelo espetacular avanço da ciência e da tecnologia, exige do engenheiro uma visão sistêmica e uma postura ousada de um espírito inovador e empreendedor.

A sua formação acadêmica lhe confere um raciocínio analítico que faz com que ele tenha, em geral, sucesso em outras atividades profissionais como administração, economia, comércio, etc.

O engenheiro pode desempenar variadas funções na sua vida profissional e se realizar plenamente como ser humano.

O arquiteto é responsável, através de sua sensibilidade e senso crítico e fazendo uso de sua criatividade, pela definição de espaços e pela transformação organizada do meio ambiente.

Para tanto, precisa ter e demonstrar profundo conhecimento dos materiais que utiliza e saber empregá-lo com coerência e dinamismo. A ousadia é a marca registrada do arquiteto.

Entretanto, o profissional nunca pode perder de vista o possível e o realizável e deve sempre buscar soluções criativas e construtivas, que promovam a integração do homem com o meio ambiente.

O papel do arquiteto é fundamental na organização dos espaços urbanos, desde uma simples casa, passando pelos edifícios mais complexos, até questões urbanísticas. Uma referência da arquitetura no Brasil é Oscar Niemeyer, considerado um dos maiores profissionais da área do mundo e dono de um estilo único e inconfundível.

Nos seus 60 anos de atividade profissional é considerado o grande mestre da arquitetura no Brasil e requisitado em todo o mundo.

A arquitetura brasileira tem suas características próprias graças ao arrojo, o tratamento da curva, a não conformação preestabelecida da linha reta, essa irreverência, utilizando as linhas curvas com força, que provoque alguma emoção.

A importância do arquiteto brasileiro tem ultrapassado fronteiras nacionais. A recente eleição do arquiteto Jaime Lerner para presidir a UIA - União Internacional dos Arquitetos, com sede em Paris, é uma prova do reconhecimento internacional da importância do profissional brasileiro.

     
       
     
AENAI - Associação de Engenheiros e Arquitetos de Itajubá
Praça Dr. Theodomiro Santiago n.º 160 - Sala 07 - Galeria Marrakesh
Centro - Itajubá – MG – 37500-036 - TelFax: (35) 3621-3570